23 fevereiro, 2007

Arco Francês + Arco Alemão =

arco alemão

A grande polêmica inicial: Qual é melhor? Qual é o mais fácil de tocar? Qual é o mais aceito?

Na verdade essa discussão intrigou minha cuca nessa breve história musical que tenho com o instrumento. Pois, fui alçado pelo arco alemão porque em São Paulo (leia-se OSESP e ULM) usam este tipo de arco. E ponto. Não pude e não tive chance de experimentar o arco francês. Mas espero fazê-lo em breve. Meu primeiro professor, o Gael, usa o arco francês e como eu só tinha o alemão foi complicado ele me ensinar coisas simples sobre a posição correta, pois percebi que estava num meio de uma guerra de técnicas e métodos desenvolvidos e que precisavam ser assimilados. Meu professor atual, o Ney, usa o arco alemão e se fosse me ensinar o arco francês estaria com o mesmo problema. Os dois tocam muuuuuito! Mas, cada um desenvolveu sua pesquisa para tirar o melhor som do instrumento com o arco que escolheram e teriam certa dificuldade ou estranhamento (não muita é claro) se fossem mudar de arco. Eu embarquei na do arco alemão, agora é mandar ver!!!
arco francês

Nenhum comentário: