14 agosto, 2007

Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, RJ: Paz e Terra, 2000.

1ª. Parte: Não há docência sem discência.

A reflexão critica da pratica é uma exigência da relação: teoria virando apenas palavras, e a prática, ativismo.
Há um processo a ser considerado na experiência permanente do educador. No dia-a-dia ele recebe os conhecimentos – conteúdos acumulados pelo sujeito, o aluno, que sabe e lhe transmite.
Neste sentido, ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar, é a ação pela qual um sentido criador dá forma, alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender.
Ensinar é mais que verbo transitivo relativo pede um objeto direto: quem ensina, ensina alguma coisa: pede um objeto indireto: a alguém, mas também ensinar inexiste sem aprender e aprender inexiste sem ensinar.
Só existe ensino quando este resulta num aprendizado em que o aprendiz se tornou capaz de recriar ou refazer o ensinado, ou seja, em que o que foi ensinado foi realmente aprendido pelo aprendiz.
Esta é a vivencia autentica exigida pela pratica de ensinar-aprender. É uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética.
Nós somos “seres programados, mas, para aprender” (François Jacob). O processo de aprender pode deflagrar no aprendiz uma curiosidade crescente que pode torná-lo mais a mais criador, ou em outras palavras: quanto mais se constrói e desenvolve a “curiosidade epistemológica” sem a qual não alcançamos o conhecimento cabal do objeto.
1. ensinar exige rigorosidade metodológica
2. ensinar exige pesquisa
3. ensinar exige respeito aos saberes do educando
4. ensinar exige criticidade
5. ensinar exige estética e ética
6. ensinar exige a corporeificação da palavra pelo exemplo
7. ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação
8. ensinar exige reflexão critica sobre a pratica
9. ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural

2ª. Parte: Ensinar não é transferir conhecimento
Mas, criar possibilidades ao aluno para a sua própria construção. Este é o primeiro saber necessário a formação docente, numa perspectiva progressista. É uma postura difícil a assumir diante dos outros e com os outros, face ao mundo e aos fatos, ante nós mesmos. Fora disso, meu testemunho perde a eficácia.
1. ensinar exige consciência do inacabado
2. ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado
3. ensinar exige respeito a autonomia do ser do educando
4. ensinar exige bom senso
5. ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores
6. ensinar exige apreensão da realidade
7. ensinar exige alegria e esperança
8. ensinar exige a convicção de que a mudança é possível
9. ensinar exige curiosidade

3ª. Parte: ensinar é uma especificidade humana
1. ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade
2. ensinar exige comprometimento
3. ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo
4. ensinar exige liberdade e autoridade
5. ensinar exige tomada consciente de decisões
6. ensinar exige saber escutar
7. ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica
8. ensinar exige disponibilidade para o diálogo
9. ensinar exige querer bem aos educandos

Um comentário:

Anônimo disse...

Me auxiliou na busca pelo saber.Obrigado