02 setembro, 2007

A Escrita da História

PROGRAMAÇÃO SESC Avenida Paulista
>>2 de set [domingo]
9h45 Abertura 10h Conquête et influences culturelles. Écrire l'histoire de l'époque hellénistique au XIXe siècle (Angleterre, Allemagne, France)com Pascal Payen, professor/Toulouse II - Le Mirail 11h30 A História e os costumes: Montaigne e É. Pasquier.com Luiz Costa Lima, professor da PUC-RJ 15h A relação entre mito e história nos tempos antigos e contemporâneos.com Anderson Zalewski Vargas , professor da UFRGS 16hA construção do passado nas crônicas assiro-babilônicas. com Marcelo Rede, professor UFF 17h Arqueologia como Arqueografia com Marlene Suano, professor da USP 18h A Nova Economia Antigacom Miguel Soares Palmeira 19h Antiga e Nova historiografia: A Arte de Representar o Passado.com Edgar Salvadori de Decca, professor da UNICAMP
PROGRAMAÇÃO Casa de Cultura Japonesa
>>3 set [segunda-feira]
9h Anciens et Modernes : Machiavel et la lecture polybienne de l'histoire Marie-Rose Guelfucci (Université de Franche-Conté, Besançon) 10h30 O documento e o problema das intenções na escrita da Históriacom Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, professor da (USP) 14hMuseus de História: representações do passado, inquietações no presente.Com Cecília Helena de Salles Oliveira (USP) 15hPresença dos antigos na argumentação de Joaquim NabucoCom Izabel Andrade Marson (UNICAMP) 16h30 Antigos, modernos e "selvagens" na obra de Francisco Adolfo de Varnhagen. Comparação e paralelo na escrita da historia brasileira oitocentista.Com Temístocles Américo Correa Cézar (UFRGS) 17h30As monarquias sertanejas: figurações do poder nos romances populares do nordeste brasileiroCom Luiz Otávio de Magalhães (UESB) 20hBorges y la tradición classica. Com Hugo Francisco Bauzá (Universidad de Buenos Aires)
>>4 set [terça]
9hModernidades Tucidideanas: Ktema es aei, as ambigüidades da voz e os ecos do silêncio. Com Francisco Murari Pires (USP) 10h30 Piadas impressas e formatos da narrativa humorística na Belle Époque brasileira.com Elias Thomé Saliba (USP) 14hGregos e angolanos: os antigos e o pensamento político nos Impérios Ibéricos com Carlos Alberto Medeiros Lima (UFPR) e Rafael Faracco Benthien 15h Escravidão moderna, ideologia antiga: as idéias jesuíticas sobre escravidão na América Portuguesa do século XVIIIcom Fábio Joly (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e Rafael de Bivar Marquese (USP) 16h30 A heterogeneidade das fontes antigas no debate sobre a escravidão moderna. com Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron (USP) 17h Gramsci e a escrita da história. com Lincoln Ferreira Secco (USP) 20hSão Paulo antigo, São Paulo moderno, São Paulo de ontem e de hoje - As noções de mudança e progresso nas narrativas visuais sobre a cidade.com Solange Ferraz de Lima (USP) e Vânia Carneiro de Carvalho (USP)
>>5 set [quarta]
9hLorenzo Valla e Bartolomeo Facio alla corte di Alfonso d'Aragona: la riscoperta degli storici antichi e la nascita della storiografia moderna. com Gabriella Albanese (Universitá di Pisa) 10h30Clio: mito, memória e história entre antigos e modernos.com Francisco Marshall (UFRGS) 14hO metamito e a meta do mitocom André Malta Campos (USP) 15hVida e Sonho em Calderón de La Barca: o espelho do político e do onírico na tragicomédia de Segismundocom Luís Filipe Silvério Lima (UNIFESP) 16h30A memória no drama antigo e no drama modernocom Flávio Ribeiro de Oliveira (UNICAMP) 17h30 A conquista do espaço e a condição humana: retorno do trágico? com José Otávio Nogueira Guimarães (UNB) 20hA Força do Desejo: a tradição de Afrodite, dos tempos arcáicos à cultura do espetáculocom Nicolau Sevcenko (USP)
>>6 set [quinta]
9hA sociologia comparada de Marcel Mauss: da "civilização" ao "dom"com Marcos Pazzanese Duarte Lanna (UFSCAR) 10h30 A criação da História Antiga.com Norberto Luiz Guarinello (USP) 14h Antigos e Modernos na reflexão historiográfica portuguesa e lusoamericana: algumas inversões estruturais na época das Luzes. com Iris Kantor (USP) 15h A formação da República nos Estados Unidos da América e a recuperação da Antiguidade Clássica entre fins do século XVIII e início do XIX. com Mary Anne Junqueira (USP) 16h30 A Idade Média e o mito das origens nacionais: A escrita da História em Fustel de Coulanges.com Marcelo Cândido da Silva (USP)17h30Wie es eigentlich gewesen ist, Wie es eigentlich geschehen ist": a percepção rankeana da história frente às vicissitudes da subjetividadecom Ana Lúcia Mandacarú Lobo 20h As condições políticas para surgir a idéia moderna de história.com Renato Janine Ribeiro (USP)
PROGRAMAÇÃO SESC Avenida Paulista
>>7 set [sexta]
9h Historiografia paulista: transformações e persistências.com Raquel Glezer (USP) 11h Antigos e Modernos: o debate em torno de uma escrita da história no Brasil oitocentista. com Manoel Luiz Salgado Guimarães (UFRJ) 12h30Um possível diálogo entre e com os intérpretes do Brasil.com Maria Stella Martins Bresciani (UNICAMP)

Nenhum comentário: