19 outubro, 2007

Mostra no domingo!

Tenho que já ir pensando no domingo... Ainda bem que alguns filmes entram em cartaz depois. Mas nem todos.


s.267
11:00
LA CRÈME (LA CRÈME), de Reynald Bertrand (83'). Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.

s.248
12:40
A CULPA É DO FIDEL! (LA FAUTE À FIDEL), de Julie Gavras (100'). Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.

Perdido em Pequim (2007)
China

Ping Guo (Maçã) trabalha como massagista no Palácio das Massagens de Ouro nos Pés, uma popular casa administrada por Lin Dong, um homem de negócios novo rico e de meia-idade. Um dia, Ping Guo fica bêbada ao sair com um amigo. Seu chefe, Lin Dong, aproveita-se da situação para fazer sexo com ela em pleno local de trabalho. O marido de Ping Guo, An Kun, limpador de vidros em arranha-céus, testemunha a traição enquanto trabalha. Depois desse ambíguo estupro, Ping Guo engravida. O marido chantageia o chefe: ou ele paga uma indenização ou será processado por estupro. Mas Ling Dong e sua esposa, Wang Mei, não têm filhos. Os dois homens chegam então a um acordo financeiro sobre o bebê, de forma que Ling Dong e esposa se tornem seus pais. Os termos do contrato incluem a mudança de Ping Guo para a casa deles por seis meses, para agir como babá de seu filho. Tendo como fundo o cenário agitado de Pequim, essa história explora a realidade social da China moderna, onde o rápido crescimento econômico traz novos desafios aos valores tradicionais, às relações familiares e ao papel da mulher na sociedade, assim como um conflito entre materialismo e espiritualidade.

I’M NOT THERE (2007)
EUA
15:00 CineSesc
Uma biografia diferente do maior ícone do rock’n’roll americano, Bob Dylan, numa narrativa fragmentada e em tom estiloso. Sete atores, entre eles grandes astros de Hollywood, interpretam o músico em diferentes períodos de sua vida e carreira, entre os anos 60 e 70. Uma das interpretações mais originais nesse inusitado formato deu a Cate Blanchett – no filme morena, com cabelos cacheados e de óculos escuros – o Copa Volpi de melhor atriz no festival de Veneza 2007. A produção também conquistou o Prêmio Especial do Júri e o “CinemAvvenire”, dedicado a produções inovadoras que apontam o futuro do cinema. Em outra escolha curiosa, o jovem aventureiro Dylan é vivido pelo garoto negro Marcus Carl Franklin. A trilha sonora recorre a versões originais e a covers do bardo, incluindo do hit “Like a Rolling Stone”.

SOMBRAS DE GOYA (2006)
EUA / Espanha
18:20IG Cine

Espanha, 1792. A Igreja Católica está no auge de seu poder e decide restabelecer a ordem, trazendo de volta a temida Inquisição. À frente do movimento está o enigmático e ardiloso padre Lorenzo, um homem que visa o poder acima de tudo. Lorenzo é amigo de Francisco Goya, o mais famoso artista da Espanha, retratista de reis e rainhas. Quando sua bela modelo Inês é injustamente presa e torturada pela Inquisição, a amizade é submetida a um teste. Quase duas décadas depois, pouco antes de o exército francês invadir a Espanha, Goya é um homem diferente. Perdeu totalmente a audição e se tornou sombrio e perturbado, quase um fantasma de si próprio, apesar de estar em seu período criativo mais famoso. Lorenzo foi banido pela Igreja espanhola, fugiu para a França, só para voltar como procurador-chefe do regime de Napoleão e se vingar de seus antigos aliados da Inquisição. Inês, a bela figura das pinturas e dos sonhos de Goya, sai da prisão, onde perdeu sua juventude, e encontra sua outrora poderosa família chacinada na própria casa. A única pessoa que lhe restou agora no mundo é o louco e velho Goya. Ele se torna seu protetor, e ela lhe revela que deu à luz a uma menina na prisão. Quando Goya descobre Alicia, a filha de Inês que trabalha como prostituta, ele confronta Lorenzo, que finalmente admite tê-la estuprado, mas guarda em segredo o fato de ser o pai da jovem.

NADINE (2007)
Holanda / Bélgica
Nadine, 42 anos, é uma mulher independente e moderna, uma bem sucedida designer de interiores. Numa atribulada manhã de sábado, num supermercado suburbano, Nadine encontra Daniel e seu filho de sete meses, Sam. Por impulso, ela agarra o bebê, corre para seu carro e foge. Sem saber para onde ir, ela logo decide sair do país. Durante a viagem, o espectador vê cenas de sua vida por meio de fragmentos de flashback e através de seus monólogos interiores. Quando completou 40 anos, Nadine já havia vivido com Daniel por um bom tempo. Um exame eventual indicou que ela possivelmente não pudesse gerar filhos. Quase desesperada, passou a apresentar um comportamento maníaco. Fez de tudo para engravidar. As tensões geradas por essa situação propiciaram que Daniel voltasse suas atenções para a sexy e vivaz Aimee, de 26 anos. Só meses depois Nadine descobriu não só que Daniel estava tendo um caso, mas que Aimee estava grávida dele. Será que mesmo assim ela será capaz de novamente gostar de si, mais do que antes?

NÃO TOQUE NO MACHADO (2007)
França / Itália

O belo e jovem general Armand de Montriveau tem cruzado os mares à procura da mulher por quem se apaixonou loucamente há cinco anos. Ele finalmente encontra Antoinette, a duquesa de Langeais, vivendo enclausurada num convento em Maiorca. No passado, foi um caso de amor à primeira vista quando Montriveau a conheceu como uma jovem coquette casada, que freqüentava os mais extravagantes bailes de Paris na época da Restauração francesa, em 1820. Ali, hipocrisia e vaidade reinavam. Lisonjeada por suas atenções, Antoinette orquestrou um jogo calculado de sedução, mas recusava Montriveau repetidamente. Apesar da sinceridade de seu amor, sua paixão continuou não sendo correspondida. Apenas quando um humilhado Montriveau arquitetou uma vingança, o amor de Antoinette aflorou. Mas pode ter sido tarde demais para os amantes. Baseado no romance de Honoré de Balzac, “A Duquesa de Langeais”, com co-produção do cineasta italiano Ermanno Olmi (A Árvore dos Tamancos).

LADY CHATTERLEY (2006)
Bélgica / França / Inglaterra

Aos 23 anos, Constance Reide se casa com o irresistível Clifford Chatterley, universitário de Cambridge, tenente e proprietário de uma mina. A lua-de-mel é breve. Corre o ano de 1917 e Clifford é rapidamente chamado para lutar na guerra. Quando volta do front, é um homem arrasado, condenado a passar o resto da vida numa cadeira de rodas. O jovem casal muda-se para Wragby, uma das propriedades da família Chatterley. Constance relembra a vida de solteira, quando passava o tempo com artistas e estudantes de sua idade e viajava por vários países. Agora ela se sente sozinha e isolada num ambiente rural e entediante. Mas um caçador de animais de classe social inferior desperta o desejo em Lady Chatterley. Parkin não acredita que ela o queira como amante, por ser um homem tão simples. Nova adaptação do clássico romance de D.H. Lawrence.

s.236
22:00
CONTROL (CONTROL), de Anton Corbijn (121'). Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Nenhum comentário: