23 janeiro, 2009

ISRAEL COMETEU CRIMES DE GUERRA

A denúncia é de Richard Falk, relator especial da ONU sobre a situação de Direitos Humanos em Gaza.


Richard Falk é judeu e foi expulso de israel.


A entrevista de Falk aconteceu em Genebra:


"A evidência da violação da lei humanitária é tão clara que não tenho nenhuma dúvida da necessidade de uma investigação independente que demonstre que Israel cometeu crimes de guerra",


"Um bloqueio de 18 meses contra a Faixa, um bloqueio ilegal de alimentos, remédios e combustível que pode ter afetado a população de Gaza por toda uma vida."


Além disso, para o relator da ONU, que é judeu, os crimes de guerra se agravam pelo fato de israel não ter permitido à população civil deixar o território antes de bombardeá-lo.


"Não há relatos de uma população inteira ficar bloqueada em uma zona de guerra e sem a possibilidade de fugir e se transformar em refugiados", explicou.


Falk acrescentou que o crime é ainda mais grave, porque 70% da população de Gaza têm menos de 18 anos.

"Foi uma guerra contra crianças".

"Elas podem ficar afetadas para sempre, porque não somente sofreram por um ano e meio com o bloqueio, mas sofreram com os danos e o medo de uma guerra".

O relator da ONU descartou totalmente o argumento de Israel de que a ação iniciada no dia 27 de dezembro estava baseada na "autodefesa".

"Este argumento não tem base legal e, além disso, o uso absolutamente desproporcional da força descarta totalmente o argumento da autodefesa".

Falk disse que é necessária uma condenação explícita do Conselho de Direitos Humanos da ONU, e defendeu o início de julgamento internacional.

Fontes médicas de Gaza atualizaram ontem o saldo de vítimas da guerra: 1.330 mortos (sendo 437 menores de 16 anos, 110 mulheres adultas e 123 idosos) e 5.450 feridos.


Pergunto: como se comportará o governo dos Estados Unidos diante de uma denúncia de tamanha gravidade?


Permitirá que os governantes de israel sejam condenados por crimes de guerra ou exercerá o seu poder de veto?

Vamos ver a que veio Barak Obama.

Nenhum comentário: